Principais Ferramentas para Mecânico

Além de uma mão de obra qualificada, todo profissional necessita utilizar de ferramentas corretas para que o seu trabalho seja otimizado e o resultado final seja de qualidade, aumentando assim a sua eficiência.

E com os mecânicos isso não seria diferente, eles que são responsáveis tanto pela manutenção quanto pela preventiva de veículos e outras máquinas, também requerem ferramentas que são indispensáveis no seu dia a dia.

E diante disso trouxemos aqui algumas delas que são essenciais e que farão muita diferença para esses serviços. Confira!

Kit de Alicates

Existem inúmeros tipos de alicates que servirão para todo tipo de reparo que vier a precisar em um automóvel, mas se você estiver montando a sua oficina por agora, não se preocupe em ter todos, tendo os principais você já consegue atender uma gama de serviços.

Como por exemplo o alicate de bico é essencial para pegar as peças menores e o de corte, como o próprio nome já diz, auxiliam a cortar.

Conjunto de Chaves

Diferentemente dos alicates que falamos anteriormente que de início você não precisaria ter todos, já as chaves, quanto mais opções você tiver, melhor! Elas serão as ferramentas que você a todo tempo irá utilizar.

Isso porque, cada veículo ou máquina que você for realizar o reparo, terão inúmeros tipos e tamanhos de parafuso que você precisará ajustar. Então aqui vai uma dica: Não economize nessa ferramenta, ou poderá ter um pouco de dor de cabeça.

Elevadores automotivos

Basicamente esse elevador, fará com que o carro fique elevado dando assim mais acesso a parte de baixo para que você consiga fazer todo tipo de trabalho nele sem maiores esforços, então sim, é essencial tê-lo na sua oficina.

E uma outra vantagem do elevador automático é a otimização do espaço que pode ser feita com ele, já que dessa forma você poderá aumentar o número de clientes da oficina.

Macacos

Muito conhecido entre nós, o macaco é bastante útil principalmente quando o serviço a ser realizado não é tão complexo, como por exemplo a troca de um pneu.

A sua praticidade é o que torna ele indispensável na sua oficina, para os reparos básicos que falamos anteriormente, não é necessário levantar todo o carro como é feito com o elevador elétrico, então isso facilita demais o dia a dia do mecânico.

Torquímetros

Como sabemos, a ação de apertar ou folgar parafusos faz parte do dia a dia de todo mecânico. Mas, como saber se apertou forte demais ou deixou um pouco frouxo?

É aí que entra o torquímetro, onde a função dele é exatamente de mostrar ao mecânico o “ponto certo” do seu parafuso, para assim ter garantido uma maior precisão nos serviços.

Existem alguns tipos de torquímetro, mas a única diferença entre eles é a forma como é mostrada as informações. O torquímetro de estalo, indica com um barulho seco, o dinâmico indica com um ponteiro e o eletrônico, indica de forma digital.

Guincho Hidráulico

Lembra que falamos do elevador automotivo e do macaco? Onde ambos auxiliam os serviços a serem realizados na parte de baixo do veículo. Já no caso do guincho hidráulico, é ao contrário.

Ele vai ser bastante útil para levantar o motor ou capô do carro, por exemplo. Garantindo assim uma maior segurança ao manusear essas peças que são mais pesadas.

Scanner Automotivo

Essa ferramenta possibilitará muita precisão nos seus diagnósticos, já que a sua função é identificar falhas nas partes eletrônicas nos veículos, realizar testes para entender a real situação daquele carro, é capaz de encontrar fissuras e avarias também.

Ou seja, com essa ferramenta você poderá saber exatamente o que fazer em cada situação específica e por consequência, vai acabar otimizando o seu tempo.

Alinhador de direção

Se você quer elevar o nível da sua oficina e abranger ainda mais os serviços, aposte em um alinhador de direção! Com esse equipamento você poderá realizar alinhamento, caster, balanceamento e muito mais em veículos de vários portes, tamanhos e modelos!

Sem dúvidas é um diferencial que pode atrair bastante clientes.

Manômetro

As partes do veículo que funcionam sob pressão como o sistema de freios, por exemplo, precisam sempre ser verificadas como ação preventiva para evitar maiores problemas. E é essa a função do manômetro, verificar se está tendo alguma irregularidade nesse sentido, para que seja realizada previamente o reparo.

Ele é capaz de medir a pressão dos gases e de líquidos de várias partes do carro. E diante disso, é muito importante que se tenha esse aparelho na sua oficina.

Torno

Se a sua oficina oferece serviços que contemplem ações que seja necessário modificar algumas peças, o torno será seu grande aliado. Já que com ele é possível dá forma a diversas peças metálicas.

E para além da criação, com essa ferramenta também é possível acoplar alguns acessório, aumentando assim a gama de serviços oferecidos na sua oficina.