Modelos de Macaco: Conheça-os e Veja qual é o Melhor pra Você

Se você tem um veículo ou trabalha com a manutenção de automóveis, certamente já ouviu falar no famoso “macaco”, ele é um item de segurança obrigatório. A sua função é realizar a suspensão do veículo para troca dos pneus ou até mesmo para algum reparo que precise ser realizado na parte inferior do carro.

E existem 3 tipos dessa ferramenta: Mecânico, hidráulico e elétrico. E nesse post você entenderá mais sobre cada um deles e poderá escolher qual se adequa melhor as suas necessidades. Confira!

Macaco mecânico

A sua fácil portabilidade e o seu valor baixo faz com o que o macaco mecânico seja o mais popular entre os existentes. Porém, o sistema utilizado por ele faz com que o usuário demande mais esforço na hora da suspensão do carro.

E, para além disso, há quem prefira não usar esse tipo de ferramenta, com receio que danifique a lataria do seu automóvel. Agora vamos conhecer os dois tipos de macaco mecânico:

Macaco joelho:

Esse modelo é responsável por suspender apenas um lado do carro e é ideal para carros leves, e diante disso atende muito bem as demandas de carros populares.

Macaco sanfona (tijolinho):

Um tipo ideal para manutenção do automóvel. E apesar da sua simplicidade, ele atende muito a função que lhe é proposta. Ah! E ser compacto é um ponto positivo para esse modelo.

Macaco hidráulico

Ainda que o macaco mecânico seja o mais popular, o hidráulico é o mais utilizado entre os motoristas. E isso se deve ao fato dele ser mais fácil de manusear e não exigir tanto esforço na hora do seu manuseio, podendo até levantar carros mais pesados. E dentre alguns tipos de macacos hidráulicos, hoje vamos mostrar dois principais:

Macaco garrafa:

Ideal para suspensão de veículos grandes, como por exemplo, caminhões. E, ele também é utilizado em empresas para levantamento de grandes cargas. Ou seja, se a sua necessidade for uma dessas mencionadas, saiba que esse modelo lhe tratará um bom resultado e com muita facilidade no manuseio.

Macaco jacaré:

Utilizando esse modelo de macaco, além de trocar os pneus e realizar o reparos na parte inferior do carro, será possível também até mesmo manusear os conjuntos de freios. E para que haja uma maior segurança, é indicado que seja utilizado por profissionais em oficinas e/ou borracharias.

Macaco elétrico

O macaco elétrico, diferente dos outros modelos tem uma super vantagem, que é não precisar utilizar da força física para nada. Ele levanta em média até 2 toneladas e funciona ao ser plugado no acendedor ou na bateria do carro. Então, se você gosta de praticidade, essa pode ser uma boa opção, porque em segundos você fará um trabalho que normalmente duraria bem mais.