Máquina de solda: Conheça todos os Tipos

A máquina de solda é uma ferramenta indispensável nos  trabalhos de fabricação e reparação doméstica, ajuda no ambiente profissional ou uso pessoal. Uma boa máquina e de qualidade faz total diferença no trabalho e por aqui você é capaz de explorar e saber qual a melhor escolha e opções boas no mercado.

O que é Máquina de solda?

É uma ferramenta que, por meio do calor, junta materiais e auxilia na formação de alguns produtos variados. Esta união pode ficar firme e permanente, tornando-a ideal para várias aplicações industriais, como na fabricação de estruturas metálicas, estruturas de aço, entre outros. Essa soldagem também pode se feita em diversos tipos de materiais e com gastos, na maioria dos casos, bastante razoáveis em relação ao custo benefício da mão de obra.

Existem vários tipos de soldas e que servem para funções específicas, dependendo da demanda, porém cada uma com suas características próprias e dependendo da estrutura. A soda é utilizada em vários lugares ao redor do mundo e vem ganhando visibilidade e força pela praticidade no trabalho.

Para que serve?

Unir suas peças distintas ou soldar, como também, auxilia em reparos de objetos, peças mecânicas e em maquinas industriais. É a responsável pela transmissão de calor  junção desse material. Ela funciona em converter energia elétrica em calor intenso.

Ela vai ser empregada na fabricação de estruturas metálicas, automóveis e até mesmo em projetos de hobby, como reparos em casa e construção de pequenas esculturas de metal. A sua maior  eficiência do processo, ou seja, o bom resultado estará garantido por bastante tempo. Essa soldagem pode ser feita em diversos tipos de materiais e com gastos, em geral, bastante razoáveis em relação ao custo-benefício do trabalho.

Quais são os tipos de máquina de solda que existe?

São vários tipos de máquinas de solda, cada uma com sua própria aplicação, função e características únicas. As principais são:

  • Solda MIG
  • Solda TIG
  • Solda a Arco
  • Solda a Laser
  • Solda a Onda Contínua
  • Solda a Ponto

Solda MIG (Metal Inert Gas)

Um dos tipos mais comuns de solda. Esta máquina de solda é usada para unir metais de baixo a médio teor de carbono, como aço, alumínio e cobre.

Preço acessível de baixo custo, seus materiais de consumo são totalmente baratos, e ajuda na facilidade de uso.  O procedimento é que o  operador se senta na frente da máquina e insere o metal e o eletrodo. Quando o eletrodo é pressionado contra o metal, uma faísca é produzida, então se funde com o eletrodo, criando uma ligação. A ligação é mantida enquanto o eletrodo é mantido pressionado contra o metal.

Solda TIG (Tungsten Inert Gas)

O uso é muito mais preciso e pode ser usada para soldar metais de qualidade superior, como aço inoxidável e metais com alto teor de carbono.

Esta máquina de solda é usada principalmente para soldar peças finas e delicadas. Uma técnica ideal para soldagem de tubos, conexões e peças de metal fino. Auxiliando a soldar metais de alta qualidade, como aço inoxidável e metais com alto teor de carbono. Apesar de alguns desafios é altamente versátil.

Solda a Arco

Uma das mais antigas soldagens, ela utiliza um arco elétrico entre o metal e o eletrodo para criar o calor necessário para fundir os metais.
A sua forma é muito mais rápida comparadas as outras e  oferece uma maior flexibilidade, pois pode ser usada em qualquer metal e pode ser usada em qualquer direção. Esta máquina de solda também é mais fácil de operar do que outras máquinas de soldagem, pois o operador não precisa se preocupar em controlar o fluxo de ar.

Solda a Laser

A mais moderna e diferencial diante as outras, pois a sua função é  soldar metais de baixo a médio teor de carbono. Esta máquina usa um laser para fundir o metal e criar a solda. Além de oferecer muitas qualidades a  máquina usa um laser para fundir metal e criar uma solda forte e durável.

A solda a Laser é extremamente precisa e é altamente eficiente, permitindo que os operadores soldem peças com um grau muito alto de acabamento e qualidade. A desvantagem é que o preço vai ser um pouco mais alto que as demais.

Solda a Onda Contínua

Usada para  soldar metais não ferrosos, como alumínio, cobre e titânio. Esta máquina de solda usa um arco elétrico para criar um calor intenso e fundir os metais.

É a mais segura entre todos os tipos e freqüentemente usada para soldar peças estruturais, como as usadas em aviões e veículos espaciais. Esta máquina de solda também é usada para soldar materiais como cobre, titânio e alumínio.

Solda a Ponto

Uma das principais vantagens deste processo é que ele não cria nenhum resíduo, o que o torna extremamente limpo, ela é usada para soldar cabos e metais finos, pois é feita de baixa temperatura.

Um dispositivo de controle de corrente. A solda a Ponto tem baixo custo, é segura e pode ser usada para soldar peças complicadas.

Qual é a melhor máquina de solda para iniciante?

A máquina de solda mais tranquila para se utilizar é a solda MIG (Metal Inert Gas). Uma escolha ideal  para iniciantes, ajuda e oferece um processo de soldagem mais simples, controlável, além de produzir soldas limpas e de alta qualidade

Qual o valor de uma máquina de solda?

Os valores podem variar pelo tipo  e característica ou modelo específico. Algumas opções podem ser diferentes, por exemplo a (medida em amperes), a tensão de entrada, a frequência, entre outras características como tipo de soldagem (MIG, TIG, MMA, etc.).