Torno de Bancada: Para que Serve?
O torno de bancada chegou na vida dos apaixonados por bricolagem e profissionais que trabalham com marcenaria, metalurgia e outras atividades que envolvem o uso de mesa de trabalho. Ela é essencial em vários aspectos e quem usa em casa ou até mesmo no ramo profissional, serve muito bem, diversos modelos são aplicados e grandes marcas vendem esse instrumento que gera total diferença por quem utiliza.
Para que serve?
O intuito desse instrumento usado em oficinas ou marcenaria é para montar, apertar peças, cortar e lixar. Essa mesa da um suporte e ajuda no trabalho, para assegurar de qualquer situação. É uma ferramenta manual de metal que dá uma instabilidade ou até mesmo acabamento na peça, dando aquela finalização precisa.
Como usar o torno de bancada?
O instrumento vem montado em uma bancada, já pronto e possui duas partes , que vão se aproximando-se uma da outra para dar um suporte ou apertar peças ou outros objetos que irão ser utilizados.
Nesse contexto, ele é confeccionado em ferro fundido, visando diversos modelos assim como havia dito. Existem tornos para madeira, metal, tubos, joias e para o aeromodelismo. Trazendo uma diversidade de opções que vão fazer total diferença na vida de quem usa em casa para suas atividades ou no trabalho.
Quais os tipos de tornos?
Cada um vem projetado e de maneira que atenda a necessidade específica da produção. O mais convencional é manual e utiliza-se par tarefas mais simples, ademais, o torno CNC oferece uma capacidade de trabalho com automação e potência.
Existem os automáticos que ajudam na massa ou até mesmo os tornos verticais que é usado em peças grandes. Além disso, os copiadores que vão reproduzir modelos de pecas, como também, os tornos de madeira que são projetados para trabalhar apenas com esse tipo de material específico que é a madeira.
O que é feito no torno de bancada?
Ele pode confeccionar diversos materiais, como por exemplo:
- eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos.
Dessa forma ele é a máquina mais antiga e utilizada, sendo de importante uso para ciência metalúrgica, e para quem pensa em investir.
Quais as principais partes do torno?
Os principais elementos que compõem a formação dessa máquina é: barramento, cabeçote móvel, carro principal, carro transversal, carro superior, torre para fixação das ferramenta cabeçote fixo e placa de fixação da peça.