Torno mecânico: Função, como usar e +
Se você procura uma ferramenta industrial essencial para o processo de usinagem e acabamento. Eles são a base perfeita e desempenham um papel fundamental na fabricação, modelagem de peças metálicas, permitindo a realização de operações como torneamento, fresamento, furação e roscagem. Além disso no mercado, existem diversas marcas renomadas que oferecem tornos mecânicos usados de alta qualidade.
Qual a função de um torno mecânico?
Ajuda na manutenção e serve para girar uma peça. Para fazer o serviço, a peça em questão é pressionada e fixada no torno. Assim, a peça fixada pode girar com bastante facilidade e alta velocidade para ser trabalhada utilizando a ferramenta de corte, que no caso dos tornos mecânicos é fixa no equipamento.
Entretanto, ele também é especializado para trabalhar com metais. No entanto, existem tornos específicos, que funcionam de maneira muito semelhante e trabalham com outros materiais.
Como usar o torno?
Ajustar o movimento e rotação da peça é o que mais se indica para conseguir manusear a ferramenta O torno é útil para confeccionar, consertar, tornear e dar acabamento, uma ótima guia e auxiliar para esses trabalhos.
Como trabalhar com torno mecânico?
O profissional que vá utilizar tem que ser especializado nisso, para conseguir conduzir com ele. Ele é uma máquina muito eficiente, mas que demanda alto conhecimento para a fabricação. Dessa forma, ser referência para aprender a tornear, como desenhos.
Quais são os tipos de torno?
Cada um serve para uma funcionalidade específica, para ajudar no desenvolvimento.
Torno vertical
É utilizado para o torneamento e usinagem de peças de maior porte, o torno vertical se apresenta como uma opção multifuncional.
Torno Revólver
Nesse tipo, têm-se a possibilidade de se confeccionar diversas peças simultaneamente, devido ao fato de poderem “atacar” estas peças de maneira sucessiva e constante.
Por terem esta função, o torno revólver é largamente utilizado quando precisa-se realizar produções de larga escala, por exemplo.
Torno Copiador
São como referência um determinado estilo de peça, o torno copiador é capaz de reproduzi-la por meio da ação de movimentos sincronizados.
Isso faz com que sejam realizadas cópias de tal item a partir de um padrão de dimensionamento.
Torno de Platô
É utilizado com frequência para a produção de peças industriais com características de tamanho e dimensões específicas, tais como aros das rodas das locomotivas e dos vagões ferroviários.
Qual ferramenta usar no torno?
Dependendo do torno, existem diferentes maneiras de usá-lo, como por exemplo:
Diante
Trata-se de cortar o metal de uma extremidade para ajustá-lo no ângulo reto do eixo.
Afinando
O afunilamento envolve o corte de metal em forma de cone usando uma lâmina composta. a
Torneamento Paralelo
O torneamento paralelo envolve o corte de um material paralelo ao eixo.
Despedida
Separa a remoção de uma peça para que fique voltada para a extremidade. Usa de uma ferramenta de corte que apresentaremos mais adiante.